Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /var/www/html/quimicaquenaoseve.univasf.edu.br/public_html/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 664
Uma nova maneira de praticar velhos hábitos - Química que não se vê

Uma nova maneira de praticar velhos hábitos


Como fabricar combustível sintético a partir de hidrocarbonetos: uma nova maneira de praticar velhos hábitos!

Como é a fabricação de combustível sintético a partir de hidrocarbonetos

No cotidiano você precisa se locomover de um lugar para o outro. Para percorrer longas distâncias é necessário utilizar veículos que, em sua maioria, consomem combustíveis indispensáveis para as atividades do dia a dia. Os combustíveis fósseis, tais como o petróleo, carvão e gás natural, são fontes de energia não-renovável.
justify
no-repeat;left top;;
auto

large
100%
center

Combustíveis derivados do petróleo possuem hidrocarbonetos em  sua composição, e sintetiza-se o combustível sintético a partir de hidrocarbonetos

large
100%
center

O petróleo é considerado um dos principais recursos naturais utilizados na produção de combustíveis da atualidade. Esse combustível fóssil é composto por uma mistura complexa de substâncias, muitas delas danosas à saúde humana. Não é segredo para ninguém o quão poluídas são as grandes cidades onde há um enorme fluxo de veículos automotores. Tal poluição causa muitos problemas de saúde e diminui a qualidade de vida das pessoas. Atualmente, o grande desafio tecnológico do mundo está relacionado com combustíveis pois, as fontes fósseis estão acabando e a queima desses combustíveis emite gases, que produzem o efeito estufa e modifica as características do nosso planeta para pior.

Os combustíveis fósseis ainda são mais vantajosos porque são incontestáveis no armazenamento de energia por unidade de massa, o que os torna ainda insubstituíveis para o funcionamento de veículos de grande porte como os aviões. O combustível sintético, já disponível no mercado, é uma alternativa para utilizar combustíveis fósseis poluindo menos. Para produzí-lo existem diversas formas, uma delas é o processo Fischer-Tropsch, o qual é caracterizado pela produção de hidrocarbonetos líquidos (gasolina, diesel, entre outros) a partir do gás natural. Alguns dos produtos obtidos pelo processo são de cadeias orgânicas simples como alcanos, alcenos e compostos oxigenados (alcoóis, aldeídos, etc.) e baixos teores de compostos aromáticos, que são danosos à saúde humana.

Combustível sintético a partir de hidrocarbonetos – uma nova maneira de praticar velhos hábitos
A gasolina comum, obtida a partir do petróleo, possui elevada concentração de compostos aromáticos, parafinas, naftenos e olefinas. Além disso, possui algumas impurezas, por exemplo, compostos contendo enxofre, nitrogênio, entre outros. Estes compostos, quando sofrem combustão, produzem óxidos ácidos que, em contato com a umidade do ar, produzem a chuva ácida. O combustível sintético, por sua vez, por possuir baixa quantidade destas impurezas, surge como uma alternativa ambientalmente correta.

Você pode estar se perguntando, por que os combustíveis causam tanta poluição? Qual a relação entre a Química e os combustíveis que são indispensáveis para vida cotidiana? Bem, vamos discorrer um pouco sobre esse tema. Tanto a gasolina quanto o diesel são combustíveis derivados do petróleo ou do gás natural. Esses combustíveis fósseis são compostos por uma mistura complexa de carbono e hidrogênio, conhecida como hidrocarbonetos. Em química, os hidrocarbonetos são denominados compostos orgânicos. Os hidrocarbonetos se classificam de acordo com o tipo de cadeia como sendo aberta também chamada de alifática como é o exemplo dos alcanos ou parafinas, alcenos ou olefinas. Por outro lado, podem possuir cadeias fechadas chamadas também de compostos cíclicos, tais como naftenos (cicloalcanos) ou compostos aromáticos como o benzeno. Quanto ao tipo de ligação covalente classificam-se como saturados (alcanos, cicloalcanos com ligações covalentes simples) ou insaturados (alcenos, cicloalcenos, compostos aromáticos com ligações covalentes múltiplas). Os hidrocarbonetos também podem ser classificados quanto a presença de oxigênio, nitrogênio, entre outros.

A composição dos combustíveis pode até parecer desinteressante, mas entender um pouco pode lhe ajudar a cuidar da sua saúde. Como você viu um tipo desses componentes presentes em grande quantidade nos combustíveis provenientes do petróleo são os hidrocarbonetos aromáticos, e incluído nesse grupo de compostos orgânicos está o benzeno, altamente cancerígeno. Ele pode ser aspirado ao entrar em contato com o vapor da gasolina. Expandir seus conhecimentos é importante para ajudar a sociedade. Essa é a química que não se vê.

Combustível sintético a partir de hidrocarbonetos – uma nova maneira de praticar velhos hábitos
justify
no-repeat;left top;;
auto


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *