Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /var/www/html/quimicaquenaoseve.univasf.edu.br/public_html/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 664
A medida de uma dieta, ou uma dieta sob medida?

A medida de uma dieta, ou uma dieta sob medida?


Diariamente, ouvimos falar sobre o teor calórico dos alimentos. Muitos homens e mulheres têm buscado seguir uma dieta balanceada, proporcional ao seu gasto calórico diário, para manter o corpo saudável. Mas vocês podem estar perguntando, onde a química pode estar inserida dentro desse contexto?

Uma dieta balanceada – onde a química pode estar inserida

No nosso dia a dia, quando o nosso corpo metaboliza os alimentos, ocorrem reações químicas que resultam na liberação de energia. Tal energia é usada para as atividades do corpo como respirar, caminhar, estudar, entre outros. Durante uma hora de aula, por exemplo, consumimos cerca de 120000 calorias (o equivalente em calorias a um pão). Os alimentos são definitivamente o nosso combustível. Mas como medimos as calorias ou quantidade de energia produzidas pelos alimentos?

Para simplificar, quando falamos na quantidade de calorias que um determinado alimento possui, estamos falando da quantidade de energia que é armazenada nas ligações químicas das substâncias que compõe esse alimento. Portanto, a energia liberada é proveniente das ligações químicas. A liberação de energia através dos alimentos é o que chamamos de calorias. A caloria é definida como representa a quantidade de energia que o alimento gasta para elevar a temperatura de 14,5ºC para 15,5ºC de 1 grama de água. Na nutrição, a sua utilização provém da necessidade de relacionar a quantidade de energia que um determinado alimento produz e o quanto precisamos para viver.
justify
no-repeat;left top;;
auto

Se quisermos calcular a energia produzida por um sistema ou para uma determinada reação química, precisaremos calcular sua entalpia (H), ou seja, a medida da máxima energia de um sistema, que pode ser removida na forma de energia térmica. Para isso, é necessário conhecer a entalpia de formação ou energia de formação, que é tabelado, específico para cada constituinte do rol de substâncias químicas que compõe osistema. Sendo assim, numa reação química, a soma das entalpias dos reagentes será a entalpia inicial, assim como dos produtos será a entalpia final. Tendo conhecimento desses valores, basta usar a equação de variação de entalpia, onde: ∆H = Hfinal– Hinicial , e dessa forma a energia ou entalpia da reação é determinada.
no-repeat;left top;;
auto

https://res.cloudinary.com/dm0l7cxto/video/upload/v1575592861/site/WhatsApp_Video_2019-12-03_at_23.34.11_tpl4c4.mp4

Por outro lado, a quantidade de calorias ou energia produzida por um alimento pode ser determinada experimentalmente através da calorimetria. Utilizaremos a queima do amendoim para demonstrar que as calorias de um alimento podem ser obtidas de forma simples.

Coloca-se 100 gramas de água, em um recipiente que esteja em contato com a chama produzida pela combustão ou queima do amendoim, para que haja transferência de calor.No recipiente que contém a água é introduzido um termômetro para medir a temperatura inicial da água, antes do aquecimento, assim como a temperatura final após a queima de um grão de amendoim. Através da Equação 1 é possível calcular o calor absorvido pela água.:
Q=mcΔT Eq.1

Em que:

m: representa a massa de água (100 gramas);
c: o calor específico da água líquida (1cal/gºC);
ΔT: é a variação da temperatura final menos a inicial da água contida no recipiente.

A resolução da Equação 1 nos fornece a quantidade de calorias, ou melhor, de energia liberada pelo amendoim após a combustão, pois é exatamente a energia transferida para a água. Sendo assim, podemos concluir que o experimento serve para estimar a quantidade máxima de calorias fornecida por diversos alimentos, pois um grama de determinado alimento produz uma quantidade de calorias diferente de outro.
justify
no-repeat;left top;;
auto

Na realidade, não há informações concretas do que acontece em nosso organismo ao liberar ou absorver energia, pois alguns alimentos demandam mais energia para serem consumidos do que eles próprios fornecem. Além disso, o impacto no organismo de alimentos com a mesma quantidade calórica pode ser diferente. Um punhado de nozes e uma lata de refrigerante, por exemplo, têm a mesma quantidade de calorias, mas claramente não possuem um mesmo efeito no corpo.

A importância dos conceitos em torno de calorias está em entender que alguns alimentos produzem bem mais calorias do que outros. Contá-las não é a técnica mais eficiente para uma boa dieta, portanto a avaliação com um profissional é sempre o melhor caminho. O conhecimento da definição de calorias ou energia é importante para o entendimento sobre valores energéticos máximos em alimentos, ainda que eles sejam apenas estimativas para simples conferência. E essa é a química que não se vê mas que faz parte do nosso cotidiano.
justify
no-repeat;left top;;
auto

Essa é a explicação de como numa dieta balanceada – onde a química pode estar inserida

<a href=”http://quimicaquenaoseve.univasf.edu.br/“target=_blank”>home</a>


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *