Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /var/www/html/quimicaquenaoseve.univasf.edu.br/public_html/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 664
O álcool como uma solução no combate à COVID-19 - álcool hidratado

O álcool como uma solução no combate à COVID-19


A solução de álcool auxilia no combate a doenças. O coronavírus tem sido um problema de saúde pública mundial que vem preocupando a população, principalmente devido ao contágio fácil e sua rápida multiplicação. Sem tratamento específico, o vírus deve ser combatido com medidas de prevenção.

A solução de álcool auxilia no combate a doenças. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil a adoção de medidas básicas de prevenção ao vírus pode “achatar” a curva de contaminação, diminuindo assim o número de infectados ao mesmo tempo, como aconteceu em outros países do mundo. O isolamento social prévio e ações simples como a higienização das mãos, são medidas usadas na prevenção da transmissão do vírus e na interrupção de surtos que levariam ao colapso do sistema de saúde do país.
justify
no-repeat;left top;;
auto

https://res.cloudinary.com/dm0l7cxto/video/upload/a_90/v1586815085/site/WhatsApp_Video_2020-04-13_at_17.56.28_ufsikf.mp4700400

O coronavírus é transmitido pela saliva que se espalha no ambiente e, por meio das mãos contaminadas esses patógenos penetram no corpo através da boca, nariz, ouvidos e olhos. Desta forma, as principais formas de prevenção são usar água e sabão, frequentemente, e álcool 70% para na higienização das mãos, em especial, após tossir, espirrar e ir ao banheiro. Vocês podem estar pensando agora: mas qual a relação entre a química e o combate a contaminação pelo coronavírus?
A solução de álcool auxilia no combate a doenças. Os álcoois são compostos orgânicos formados por hidroxilas (grupamentos -OH) ligadas a átomos de carbono através ligação simples. Existem uma variedade de álcoois disponíveis com diferentes estruturas e massas moleculares, que lhe conferem características próprias e são comercializadas para diferentes aplicações. Eles podem ser usados como desinfetantes, anti-sépticos, solventes e combustíveis, como exemplos podemos citar o álcool etílico (etanol), isopropílico (isopropanol) e metílico (metanol) (este último, por ser tóxico, não pode ser misturado a bebidas).
Na área da saúde, a palavra “álcool” refere-se a dois compostos químicos, o álcool etílico e álcool isopropílico, que tem características germicidas em função das concentrações. O álcool etílico e o isopropílico desempenham papel fundamental nas medidas de prevenção a infecções devido ao seu baixos custo e toxicidade, facilidade de aquisição, aplicação e devido à eficiência como anti-séptico e desinfetante. Em geral, o álcool isopropílico é considerado mais eficaz contra bactérias, enquanto o álcool etílico é mais potente contra vírus. A concentração recomendada para alcançar bons resultados é de 70% para o álcool etílico e, entre 60 e 95%, para o isopropílico.
Sobre as soluções de etanol (álcool etílico) suas propriedades e aplicações surge o questionamento: por que o álcool 70% é eficiente na prevenção da contaminação pelo coronavírus? Antes de responder a essa pergunta, é importante analisarmos o seguinte:
Uma das características do álcool é a volatilidade. Está relacionado ao cheiro do álcool que sentimos. Isso acontece porque o álcool evapora mesmo sem estar em sua temperatura de ebulição, por causa de sua pressão de vapor que é a pressão exercida pelo vapor quando ele está em equilíbrio com o líquido que lhe deu origem. O etanol puro possui elevada pressão de vapor, por essa razão, é considerada uma substância volátil (que evapora rápido). O etanol a 70% é um dos itens mais importantes para prevenir o contágio com o coronavírus, pois nessa concentração o álcool é menos volátil que a 96% e, por essa razão, permanece mais tempo em contato com a pele eliminando com eficiência o patógeno. Este álcool possui concentração ótima de etanol (CH3CH2OH), para o efeito bactericida e nada mais é que uma solução contendo 70 mL de etanol (soluto) em 100 mL de solução (soluto + solvente). Sendo assim, podemos concluir que a adição de água diminui a volatilidade do etanol.
Os álcoois em geral são inflamáveis. O álcool etílico (etanol), em altas concentrações como 95%, é mais inflamável que o etanol a 70%, pois à medida que diminui concentração do álcool (de 95% a 70%) significa que aumenta a quantidade de água. Desta forma, o uso do álcool 70% torna-se mais seguro devido à maior quantidade de água na sua composição. Com o intuito de diminuir o perigo na manipulação desse produto que ainda é perigoso por ser inflamável, o mesmo é comercializado na forma em gel.
Por falar em álcool em gel, um dos problemas enfrentados pela população para o controle da contaminação pelo coronavírus é a falta de álcool 70%, especialmente, na sua forma em gel. Todavia, os especialistas da área de saúde asseguram que lavar as mãos com água e sabão é um hábito que também combate a contaminação pelo coronavírus. Como um simples hábito de higienização pode ser eficaz no combate a um patógeno tão perigoso? O coronavírus é um tipo de vírus que possui uma camada externa composta por lipídeos (gordura) e, quando em contato com o sabão, devido à afinidade química entre eles, o microrganismo é removido de maneira eficiente evitando a infecção. Esta regra é conhecida em química como “semelhante dissolve semelhante” mas esse é um tema abordado no texto sobre substâncias e misturas.
E vocês pensam que já abordamos tudo sobre soluções? A resposta é “não”, falaremos em outro momento sobre as propriedades coligativas das soluções, que é um tema muito importante e presente no nosso dia a dia. A Química é uma ciência que está em tudo, desde os tempos mais remotos até o que existe de mais atual, essa é a Química que não se vê.
justify
no-repeat;left top;;
auto


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *