Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /var/www/html/quimicaquenaoseve.univasf.edu.br/public_html/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 664
A Química presente na salada - Explicando substâncias puras e misturas

A Química presente na salada



left
no-repeat;left top;;
auto

A Química presente na salada. Você já deve ter visto na TV, na internet ou conversado com algum amigo sobre alimentação saudável. Existem até pessoas que se tornam vegetarianas na busca por um estilo de vida mais sadio. Isso porque o consumo de verduras, frutas e legumes costuma fazer com que não haja acúmulo de gordura no corpo, a qual possivelmente proporcionará o desenvolvimento de doenças do coração, por exemplo.

left
no-repeat;left top;;
auto

A Química presente na salada. Numa alimentação saudável, as pessoas buscam ingerir os alimentos, por exemplo, na forma de saladas. Para quem gosta, uma salada bem temperadinha é uma delícia! Muitas vezes ela é muito gostosa quando temperada com água, sal, vinagre e azeite.
justify
no-repeat;left top;;
auto

O azeite na salada não se dissolve facilmente em água, forma mistura heterogênea

large
800
800
right

Já reparou que, ao se adicionar esse tipo de tempero na salada, o azeite não se “mistura”? Em algumas receitas como por exemplo ensopados, também é possível perceber as gotas de azeite (ou óleo) flutuando no líquido, geralmente formado por água. Por que isso acontece? Para responder a esta pergunta, é preciso entender a diferença entre substância pura e mistura.
Uma substância pura é formada por um único tipo de componente e possui propriedades bem definidas. Por exemplo, referente às panelas de alumínio utilizadas como utensílios para o cozimento de alimentos, podemos dizer que são formadas por uma substância pura. Neste caso, a substância possui na sua composição um único tipo de átomo (alumínio), então ela é chamada de substância pura simples. Um outro exemplo de substância pura simples, formada pelo agrupamento de moléculas ao invés de átomos, é o gás oxigênio (O2), presente no ar que respiramos (na forma de uma mistura). Em todos os casos de substâncias puras, podemos dizer que existe exclusivamente um único tipo de espécie química na sua composição. No caso da água pura, sua molécula é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O); como possui dois átomos diferentes, hidrogênio (H) e (O), podemos classificá-la como uma substância pura composta.
Uma mistura é formada por dois ou mais componentes, e apresenta propriedades variáveis. Voltando para o exemplo da salada, diferentemente da água, a mistura de ingredientes usada como tempero não é considerada uma substância pura, pois as composições químicas dos componentes são diferentes. Quando acrescentamos o azeite à água, vamos obter uma mistura heterogênea, contendo dois componentes (água e azeite) e duas fases. Uma fase corresponde à água, e a outra seria o azeite. Se, antes de adicionarmos azeite, formos adicionar o sal (NaCl) na água (H2O), forma-se uma mistura homogênea (solução), contendo dois componentes químicos diferentes (água e sal) em uma única fase. Por outro lado, quando acrescentamos o sal e o azeite à água, vamos obter uma mistura heterogênea, contendo três componentes (água, sal e azeite) e duas fases. Uma fase corresponde a mistura do sal com a água, que forma uma solução aquosa e a outra seria o azeite.
Mas o que a Química tem a ver com isso? É possível explicar o motivo por que a água e óleo não se “misturam”. Em Química, classificamos as substâncias de acordo com sua polaridade. Significa que a maneira como átomos se ligam, para formar uma substância, pode gerar concentração de carga elétrica na forma de pólos (em uma substância molecular) ou de carga elétrica efetiva (em uma substância iônica). Essa concentração de carga elétrica nos dá uma pista de quando uma substância se dissolve na outra.
Como assim? Quando temos duas substâncias, uma pode se dissolver na outra, formando uma solução (mistura homogênea): dizemos no cotidiano que elas se “misturam”, como o exemplo da adição do sal na água, ou quando se adoça um suco ou o leite. Parece que o sal e o açúcar “desaparecem” na água, no suco ou no leite, respectivamente. Mas percebemos o gosto do sal e do açúcar, porque estão dissolvidos. Tanto a molécula do açúcar como da água possuem concentração de carga elétrica na forma de pólos. O mesmo acontece com o sal, porém nesse caso há íons, que naturalmente possuem carga elétrica. Esta regra é conhecida em química como “semelhante dissolve semelhante”: isso significa que, quanto mais polarizada for uma molécula, ela se dissolverá mais facilmente em água porque possui estrutura química semelhante a ela como é o caso das moléculas polares. Assim acontece com o vinagre também pois ele é uma mistura contendo ácido acético que, por possuir pólos, também se dissolve na água.
E o azeite? E o óleo de cozinha? Em Química diz-se que não se dissolvem em água, embora formem uma mistura, neste caso, heterogênea (por isso dizemos que não se “mistura”, na verdade, não se dissolve). Em ambos os casos temos uma mistura variada de ácidos orgânicos de cadeias longas, com número de átomos de carbono acima de 11. E por que não se dissolvem em água? A dissolução do composto em água dependerá do número de carbonos (C) que a molécula possui. Sendo assim, o aumento do número de carbono diminui a solubilidade do composto em água, pela mesma regra “semelhante dissolve semelhante”. Isso porque em cada átomo de carbono das moléculas do azeite ou do óleo a polaridade é praticamente nula, exceto apenas no único átomo de carbono que é ligado a átomo de oxigênio. Então o azeite e o óleo são semelhantes entre si, mas não são semelhantes à água, então não se dissolvem nela.
E o que “dissolve” o azeite e o óleo? O sabão, tal como o detergente, é usado para a remoção de óleo. Essas substâncias possuem uma propriedade particular: elas são semelhantes à água e ao óleo!!! Como?? As moléculas de sabão possuem cadeia carbônica semelhante à do óleo, e em uma extremidade possuem cargas como na água. Assim, é possível dissolver óleo na água usando sabão. A Química é uma ciência que está presente em tudo e essa é a Química que não se vê.
justify
no-repeat;left top;;
auto

Essa é a Química presente na salada


Uma resposta para “A Química presente na salada”

  1. […] Por falar em álcool em gel, um dos problemas enfrentados pela população para o controle da contaminação pelo coronavírus é a falta de álcool 70%, especialmente, na sua forma em gel. Todavia, os especialistas da área de saúde asseguram que lavar as mãos com água e sabão é um hábito que também combate a contaminação pelo coronavírus. Como um simples hábito de higienização pode ser eficaz no combate a um patógeno tão perigoso? O coronavírus é um tipo de vírus que possui uma camada externa composta por lipídeos (gordura) e, quando em contato com o sabão, devido à afinidade química entre eles, o microrganismo é removido de maneira eficiente evitando a infecção. Esta regra é conhecida em química como “semelhante dissolve semelhante” mas esse é um tema abordado no texto sobre substâncias e misturas. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *