Aprendendo sobre modelos atômicos por meio de paródias
Você já estudou os modelos atômicos? Caso não tenha estudado, não tem problema, pois iremos resumir rapidamente aqui.
Modelos atômicos por meio de paródias. O conceito de átomo surgiu na Grécia antiga, porém somente em 1808, o cientista John Dalton passou a descrever a matéria com o primeiro modelo atômico, enunciando o átomo como uma partícula indivisível. Outros três modelos também ficaram famosos: o de Thomson, Rutherford e Bohr.
O modelo de Thomson, mais conhecido como pudim de passas, propõe que o átomo seria formado por cargas negativas e positivas distribuídas uniformemente, com carga elétrica total nula. Rutherford aprimorou o modelo de Thomson, ao perceber através de experiências em laboratório, que o átomo possuía um núcleo pequeno e denso contendo prótons e uma grande região vazia ocupada por elétrons.
Outro cientista viria a propor um modelo ainda mais sofisticado: Bohr introduziu a ideia de níveis de energia, onde estariam os elétrons. Estes, por sua vez, estariam se movendo ao redor do núcleo. Agora que você já sabe um pouco sobre modelos atômicos, venha conferir esses vídeos legais que irão ajudar a você, de forma divertida, a aprender mais sobre a estrutura dos átomos: Modelos atômicos por meio de paródias
justify
no-repeat;left top;;
auto
https://youtu.be/eKHh11u306k
https://youtu.be/0BW0H8KYGuk
https://youtu.be/L3M4FO1cdN0
https://youtu.be/rKaRyc_JrG0
Voltar ao início: http://quimicaquenaoseve.univasf.edu.br/